top of page

Kober, um comunicador epilético

 

O Programa Conversa de Jornalista, transmitido da ARI, entre 12 e 13 h. deste sábado, 30/5, recebeu o jornalista Carlos Kober que durante a palestra "Comunicador Epilético", explicitou inúmeros aspectos da Comunicação, ilustrando com alguns 'clips' e reportagens, apresentados no Salão Nobre da entidade. Kober instigou a plateia falando sobre a criatividade, não só na publicidade, como no jornalismo. Exemplificou, em projeção no telão, com a apresentação de coreografia, 'Flash Mob', na chegada do Papa ao Rio de Janeiro, que surpreendeu positivamente a todos, inclusive a organização do evento.

 

Também destacou o crescimento do caráter 'on demand' de assistir conteúdo pela internet, independente da ordem cronológica das tradicionais grades de programação de rádio e TV. O jornalista gaúcho, radicado no Rio de Janeiro, também falou sobre 'in learning' aplicado à educação à distância, favorecido pelas novas técnicas e formatos de Comunicação. O Diretor Artístico da Globo contou algumas passagens de bastidores. Professor universitário, Kober ressaltou que o crescimento da chegada dos jovens no mercado de trabalho não deve inibir a valorização dos mais experientes, e que estes, diferentemente do Brasil, tem mais espaços na Europa e EEUU, onde são mais valorizados.

 

A integração cada vez mais acentuada das mídias também foi destacado pelo jornalista. Na foto, instante em que era feita a abertura do programa Conversa de Jornalista (transmitido ao vivo pela Rádio da Universidade), numa interrupção deliberada, pegando o "gancho" da interatividade das mídias, em que o Kober foi surpreendido e, experiente que é, saudou aos ouvintes e continuou com a palestra.

Depois, no Bar da ARI, seguiu-se o programa de rádio com o ilustre convidado, Carlos Kober, e mais as presenças de Vilson Romero, Batista Filho e Ercy Torma. Também participaram: Erenice Gonçalves de Oliveira, Victor Faccioni, Walter Galvani e Carlos Bastos e Enã Veiga (via celular, do Rio de Janeiro).

 

O encontro fez parte das comemorações do Dia da Imprensa (celebrado em 1º de Junho) e da programação dos 80 anos da ARI. O material audiovisual será disponibilizado em breve na página da ARI no facebook e no site.

Agradecimento especial a André Prytoluk (Diretor do Centro de Teledifusão Educativa da UFRGS) e Paulo Busato (diretor de Programação da Rádio da Universidade) pelo tempo extra de mais meia hora para esta transmissão especial.

 

 

Mesa de externa: Cassiano Wagner ; Mesa de Estúdio: Jorge Cecílio / Captação audiovisual: Clarke Clos e Glei Soares / Produção de Evento e Cerimonial: Thamara De Costa Pereira / Estágio voluntário; Mariana Bello. No próximo sábado o programa volta a ser transmitido do Bar da ARI, a partir das 12h, e pode ser acompanhado pela Rádio da Universidade - AM 1080 KHz e também no www.ufrgs.br/radio.

bottom of page