top of page

Ata da Diretoria

Aos vinte e quatro (24) dias do mês de julho de dois mil e quatorze (2014), tendo por local a Sala Antonio Gonzalez do edifício-sede da Associação Riograndense de Imprensa, sob a presidência interina do jornalista Mário Villas-Bôas da Rocha (1º vice-presidente), reuniu-se a Diretoria da entidade com a presença ainda de Luiz Adolfo Lino de Souza (2º vice-presidente), João Borges de Souza (diretor do Departamento de Administração), Antonio Goulart (diretor do Departamento Cultural), Ayres Cerutti (vice-diretor do Departamento Cultural) e Clea Mary Santos da Silveira (vice-diretora de do Departamento de Direitos Sociais e Imprensa Livre), os quais assinaram em livro próprio. A pauta foi enviada por e-mail e foram recebidas pela Secretaria da entidade confirmações de presença e justificativas por ausência. Foram tratados os seguintes assuntos:

 

A) Leitura e aprovação da ata nº 2.179 – Com referência à tomada de preços para conserto de elevador, o diretor João Borges de Souza informou que outro orçamento estava sendo aguardado e que, face ao valor expressivo, o assunto voltaria futuramente para apreciação pela Diretoria.

 

B) Informe sobre o Prêmio ARI de Jornalismo – A minuta de contrato de patrocínio está pronta para assinatura e o presidente em exercício ,Mário Rocha, informou que o presidente Batista Filho comunicou, por telefone, que manterá entendimentos complementares com o Governo do Estado e Banrisul;

 

C) Entrevista coletiva da Confederação Nacional de Municípios – Foi comunicada a cedência sem ônus da Sala de Entrevistas Barbosa Lima Sobrinho, no sexto andar da entidade, para que a presidência da CNM abordasse, em 28/07/2014, temática referente à destinação dos resíduos sólidos. A solicitação foi feita pelo coordenador de Comunicação da CNM, jornalista Tairo Arrial.

 

D) Novos sócios – Foram aprovadas ou referendadas as aprovações dos seguintes: na categoria Profissional, Flávio Rodrigues Prestes, Patrícia Meira Cardoso, Jefferson Klein e Jeison Karmal da Silva; na categoria Social, Liliana Cardoso Rodrigues dos Santos. Foram baixadas em diligência ou aguardando complementação da documentação as propostas de Alberto Loemir Lara Flores, João Silvestre e Marco André Barros Girardello.

 

E) Representação em eventos – O diretor Antonio Goulart comunicou que participou, dia 15/07/2014, de reunião-almoço da União Brasileira de Escritores (UBE), realizada no City Hotel; em 18/07/2014, na ARI, em reunião do Prêmio ARI-Brasken de Jornalismo Ambiental; em 22/07/2014, na primeira reunião do Comitê de Avaliação e Seleção (CAS) do Fumproarte, realizada na Casa Torelly; que assumiu a representação da ARI no lançamento de prêmio jornalístico do Ministério Público do RS, marcado para o dia 26/07/2014. O presidente interino Mário Rocha comunicou que representou a ARI no painel Democratização da Mídia, em 22/07/2014, no auditório da Procuradoria Geral do Estado, com a participação do presidente da Fenaj, Celso Augusto Schröder, como palestrante, e do desembargador Túlio de Oliveira Martins, presidente do Conselho de Comunicação Social do Tribunal de Justiça do RS, e do colunista e professor Juremir Machado da Silva como debatedores; que assumiu representação da ARI em encontro promovido pelo portal Coletiva.net com entidades da Comunicação para nova edição da revista Tendências, a realizar-se em 28/07/2014, na sede da ADVB. O diretor Vilson Romero, por e-mail, justificou ausência devido a compromissos em Brasília e informou que está concorrendo como Conselheiro Efetivo em eleição da Associação Brasileira de Imprensa, na chapa do jornalista Domingos Meirelles. A eleição acontece em 01/08/2014, com voto eletrônico através do site.

 

F) Representação em órgãos colegiados – A pedido da Diretoria, a Secretaria elaborou listagem de vinte e sete (27) órgãos colegiados com representação da ARI e, destes, quatorze (14) indicam a representação. O presidente interino Mário Rocha apresentou o resultado do trabalho e manifestou a importância de atualização das informações disponibilizadas, inclusive com a inclusão de relatórios periódicos por parte dos colegas indicados. Propôs-se a assumir a consolidação desta representação.

 

G) Locação de unidades (comerciais / residenciais) – Por solicitação do presidente interino, a Secretaria elaborou relação das unidades locadas ou por locar e sua situação atual quanto a valores. Mário Rocha mencionou que a recuperação de unidades em precárias condições com o inquilino assumindo o ônus da reforma em troca de redução de valores locatícios começou por sua iniciativa com a sala oferecida ao Núcleo de Ecojornalistas e, posteriormente, com a recuperação total do conjunto 301 promovida por Emphecom – Empresa de Comunicação e História, atualmente ocupando o conjunto 501. O trabalho teve prosseguimento graças aos esforços do diretor Ayres Cerutti e, na atual Diretoria, com o trabalho desenvolvido pelo Comitê Gestor integrado pelos diretores Ênio Rockenbach, João Borges de Souza e Francisco Aito Vitorino. Mário Rocha informou que a Emphecom, dirigida por Marta Busnello, será instada a ampliar os serviços que presta em eventos como contrapartida pela redução dos valores locatícios, antecipados integralmente a cada início de ano. E que esta ampliação será buscada mesmo que extrapole o que foi acertado contratualmente. Finalmente, manifestou a expectativa de que, como meta de gestão, esteja a colocação de todas as locações em valores de mercado, de forma a garantir sustentação financeira para a ARI.

 

H) Eleições para Conselho Deliberativo e Conselho Fiscal – Foram mencionadas as providências necessárias, de natureza estatutária, para: a) realização de Assembleia Geral Ordinária para apreciação de relatórios da Diretoria e Conselho Fiscal e eleição de Comissão Eleitoral e b) realização de Assembléia Geral Ordinária para eleição do Conselho Deliberativo e Conselho Fiscal.

 

I) Assuntos gerais – 1) Site da ARI - o vice-presidente Luiz Adolfo Lino de Souza informou que o site está no ar e são agregados conteúdos, mas sua otimização depende de três providências: construir um novo site que atenda especificamente às necessidades da ARI; contratar profissional responsável pela edição de conteúdos; assegurar suporte técnicos de manutenção. 2) Supervisão dos Departamentos – o presidente interino propôs que, atendendo ao disposto no Estatuto da ARI, os doze (12) Departamentos e respectivos Setores fossem alocados, para supervisão, junto à Presidência, 1ª Vice-presidência e 2ª Vice-presidência. Sugeriu a seguinte distribuição: Presidência (Departamento de Administração: Departamento de Patrimônio e Departamento de Finanças); 1ª Vice-presidência (Departamento de Assistência e Relações Sociais; Departamento de Relações Públicas e Promoções; Departamento do Interior; Departamento de Ética e Legislação, Departamento de Direitos Sociais e Imprensa Livre) ; 2ª Vice-Presidência (Departamento de Cultura; Departamento de Divulgação; Departamento Universitário; Departamento de Informática). O assunto, por proposição do vice-presidente Luiz Adolfo Lino de Souza, ficou para ser debatido em reunião futura. E nada mais havendo a tratar, foi lavrada a presente ata pelo presidente da reunião, registrando-se que houve diversas intervenções, nos vários temas mencionados, feitas pelos diretores Ayres Cerutti e Cléa Mary Santos da Silveira.

bottom of page