top of page

1º Prêmio Cooperativismo Gaúcho de Jornalismo

 

“A importância das cooperativas gaúchas para o desenvolvimento econômico e a inclusão social”, é o tema do primeiro Prêmio Cooperativismo Gaúcho de Jornalismo. O lançamento aconteceu durante café da manhã no Galpão Crioulo do Palácio Piratini, na sexta-feira, 3/7. O Evento marcou o Dia do Cooperativismo, comemorado em 4 de julho. A promoção é do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul (Ocergs), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo (SDR). O objetivo do prêmio é valorizar trabalhos jornalísticos sobre os reflexos econômicos e sociais realizados pelas cooperativas gaúchas.

 

A Associação Riograndense de Imprensa – ARI –, que faz parte da Comissão Julgadora, esteve presente na recepção desta manhã. Além do presidente da ARI, Batista Filho, os jornalistas e conselheiros Antonio Dios Vieira da Cunha, Thamara Costa Pereira e Ayres Cerutti acompanharam o lançamento do Prêmio. No encontro, o governador do RS, José Ivo Sartori disse que é preciso fazer um pacto para as mudanças necessárias. “O movimento cooperativista é um exemplo do Rio Grande que dá certo”, salientou o governador. Segundo Ayres Cerutti, Sartori disse que "a Grécia é aqui”. Depois dos números entusiasmantes do cooperativismo gaúcho, apresentados pelo Sistema Cooperativista do Estado, o governador comparou a dívida que está gerando o conflito da Grécia com o FMI ao déficit que o Rio Grande do Sul terá neste ano, relatou Cerutti.

 

Categorias do Prêmio:

- JORNALISMO IMPRESSO (jornais e revistas) – Concorrem matérias editadas em veículos impressos, jornais ou revistas (incluindo suplementos e encartes, desde que não sejam distribuídos separadamente), sediados e veiculados no Rio Grande do Sul, seja por meio de assinatura, distribuição gratuita ou por venda em banca;
- TELEJORNALISMO – Concorrem trabalhos veiculados no Rio Grande do Sul em TV aberta e em canais de TV por assinatura legalizados e com sede no Rio Grande do Sul;
- WEBJORNALISMO – Concorrem matérias publicadas em sites e portais do Estado do Rio Grande do Sul;
- RADIOJORNALISMO – Concorrem matérias transmitidas em emissoras de rádio do Rio Grande do Sul.

Além destas modalidades, a Categoria ESPECIAL reconhecerá o melhor trabalho dentre todos os trabalhos. As inscrições são gratuitas e estarão disponíveis no site www.ocergs.coop.br a partir da próxima semana.

 

A Comissão Julgadora será composta por jornalistas, técnicos ou dirigentes da Ocergs, da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo (SDR), do Sindicato dos Jornalistas do RS e da Associação Riograndense de Imprensa (ARI), além de três jornalistas profissionais convidados pelos promotores, num total de sete integrantes definidos pela direção da Ocergs e da SDR. A premiação dos trabalhos escolhidos pela Comissão Julgadora ocorrerá em dezembro de 2015.

bottom of page