top of page

Nota da ARI

A Associação Riograndense de Imprensa – ARI realizou no sábado dia 18, debate intitulado “Liberdade de Expressão Ameaçada?” quando reuniu representantes da OAB, Sindicato dos Jornalistas do RS, Associação dos Jornais de Bairro, sob a coordenação de nossa entidade através do diretor de Direitos Sociais da ARI, Vilson Romero.

 

O recente episódio envolvendo a detenção do jornalista Matheus Chaparini que realizava cobertura durante a ocupação do prédio da Secretaria Estadual da Fazenda por estudantes, no dia 14 de junho, centrou os debates. A exibição de imagens do fato comprovou a mera ação jornalística, não sendo, portanto, justificada a peregrinação imposta ao mesmo em diversas delegacias até chegar ao Presídio Central, na confusão provocada por equívoco na sua identificação, ao ser confundido com manifestantes.

 

A ARI, assim como as entidades presentes no encontro, reafirmou a postura intransigente em defesa do exercício profissional de jornalistas e por extensão de toda a cidadania. Lembramos que os 80 anos de existência da ARI foram marcados pela defesa constante e inarredável do direito de informar do profissional e da sociedade em ser bem informada.

JOÃO BATISTA DE MELO FILHO

Presidente da ARI

bottom of page