top of page

Prefeitura revitaliza

Praça da ARI

Prefeito José Fortunati recebeu a diretoria da Associação Riograndense de Imprensa - ARI juntamente com o vereador Joao Bosco Vaz para tratar da revitalização da Praça que leva o nome da ARI no Bairro Cavalhada (entre as Ruas Gorki e Stephan Zweig).

 

A reinauguração da Praça Associação Riograndense de Imprensa - ARI será no dia 24 de outubro. A iniciativa faz parte das comemorações do ano dos 80 anos.

 

A diretoria da Associação Riograndense de Imprensa esteve representada pelo vice-presidente Luiz Adolfo Lino DeSouza, pela secretária-executiva Thamara de Costa Pereira e pelos diretores: Maria Luiza Antunes Moreira e Ayres Cerutti. Foto Ivo Gonçalves

Projeto de memória une Sindicato e ARI

A Associação Riograndense de Imprensa – ARI – e o Sindicato dos Jornalistas estão trabalhando juntos na realização de um projeto que tem como objetivo contar a história do Jornalismo gaúcho para as próximas gerações através do depoimento dos “dinos”, forma carinhosa de chamar os profissionais mais experientes da área.

 

Ouvir os “dinos”, preservar a memória do que vivenciaram como profissionais a serviço da comunicação, quem teve essa ideia foi Antônio Gonzales, então presidente da ARI. E ele a compartilhou com Benigno Rocha.

Professor na Pucrs, na Unisinos e na Universidade Federal de Santa Maria, Benigno Rocha também fez carreira como cinegrafista. Ele assumiu a tarefa de registrar o depoimento de mais de quarenta jornalistas, tendo como cenário o Salão Nobre da ARI. Ouviu representantes do rádio, da imprensa, da televisão e do cinema, além de cinegrafistas. 

 

Embora todos tivessem muito para contar, o tempo estabelecido para os depoimentos foi de 50 minutos para um deles. Ainda assim, o resultado é amplo e a obra, quando completa, deverá ser uma caixa com 15 DVDs. O material já está inteiramente digitalizado, e a próxima etapa do processo foi motivo de reunião na ARI, nesta terça-feira, entre o presidente da entidade, Batista Filho, o presidente do Sindicato dos Jornalistas, Milton Simas, o cinegrafista/coordenador do projeto, Benigno Rocha, e o jornalista João Souza, diretor administrativo da ARI.

 

 

bottom of page