top of page
Escopo Museológico do Museu das Águas de Porto Alegre será lançado

Na próxima segunda-feira, dia 30, às 19 h, será lançado, no auditório do Sindicato dos Engenheiros  (Av. Érico Veríssimo, 960), o “Escopo Museológico do Museu das Águas de Porto Alegre”. A obra apresenta os fundamentos, os propósitos e a formatação dessa instituição cultural. Como museu  temático, o MUSA será dedicado a mostrar a importância da água, os problemas provocados por sua escassez e as disputas por esse bem ambiental essencial à humanidade.

O MUSA abrangerá, de forma integrada, aspectos educacionais, históricos e artísticos da problemática da água e da gestão pública dos recursos hídricos, com apresentação de obras, artefatos e outros elementos cabíveis em um museu contemporâneo.

Uma comissão interinstitucional composta por dezoito entidades e associações tem trabalhado para a constituição desse museu desde 2009. Foram selecionados dois locais na orla do Guaíba para que um deles seja reservado pela Prefeitura de Porto Alegre para a edificação, a partir de uma promessa de reserva feita pelo prefeito anterior. A localização daria ao MUSA a característica de um verdadeiro ícone da orla do Guaíba e da cidade. Entretanto, até o momento, não houve manifestação do poder municipal.

O MUSA é o primeiro museu temático que dá um verdadeiro destaque à linguagem artística que tem a água como tema, material ou suporte, ao mesmo tempo em que poderá ser um grande instrumento de conscientização para a necessidade de a sociedade priorizar os cuidados com esse bem essencial aliada ao conhecimento histórico.

O  Escopo Museológico do MUSA foi publicado com o apoio do Sindicato dos Engenheiros do RS, da seção gaúcha da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental e da Associação dos Amigos do MUSA (AMUSA). Esse documentoe será apresentado pelo engenheiro Luiz Antonio Timm Grassi e pela artista plástica Zoravia Bettiol.

bottom of page