top of page

ASSOCIAÇÃO

RIOGRANDENSE

DE IMPRENSA

 

2016

 

Senhores Associados

Senhores Conselheiros

 

                            Em cumprimento aos dispositivos estatutários e a legislação vigente, apresentamos o Relatório das Atividades da Diretoria Executiva da Associação Riograndense de Imprensa (ARI), relativo ao período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2016. O Relatório compreende o mandato do jornalista João Batista de Melo Filho.

                              Durante o ano de 2016, a Diretoria Executiva reuniu-se em vinte cinco seções, o Conselho Deliberativo em oito seções e foi realizada uma Assembléia Geral Ordinária.

 

                                                          Porto Alegre, 31 de dezembro de 2016.

 

 

                                                                        

                                                                       JOÃO BATISTA DE MELO FILHO

                                                                                                      Presidente

 

  

Senhores Associados

Senhores Conselheiros

 

 

 

Ao longo do ano de 2016, a Associação Riograndense de Imprensa (ARI) cumpriu uma agenda de eventos fiel aos ideais de seus fundadores e aos princípios que lhe deram origem em 1935. Desde sua criação foi assegurado a permanente defesa dos direitos de expressão e de manifestação da sociedade brasileira. A título de cortesia a agência de Comunicação Paim reeditou a campanha publicitária com veiculadas de peças publicitárias em datas especiais nos quatro diários da Capital (Zero Hora, Correio do Povo, Jornal do Comércio e O SUL) e também em importantes jornais do interior. A campanha contou com a veiculação gratuita de spot e VTs nas principais rádios e emissoras de TV da Capital das redes (RBS, Record, SBT, Band) nas rádios e nas emissoras de TV  durante os períodos determinados, Destaca-se que o spot de rádio e o VT, também foram veiculados durante todo o ano de 2016 (e continuam sendo veiculados) na POA TV (Programa Diversidade), na TV Assembléia, na FM Cultura e  na TVE.          

 

Eventos realizados pela ARI em  2016

 

Durante o ano de 2016, foram realizados eventos mensais sob a coordenação da secretária executiva da ARI Thamara de Costa Pereira com o apoio da diretoria executiva e conselheiros. Em janeiro, para dar as boas-vindas ao novo ano foi realizado o encontro “Happy Hour” apresentação das realizações de 2015, com a presença de 40 participantes, no Salão Nobre da Entidade. 

 

Em março, para homenagear o mês das mulheres, foi realizado montado o painel “Mulher, Futebol e Sucesso”. Participaram da mesa: Duda Streb (ex-Globo Esporte), Helena Basegio (Informativo do Vale - Lajeado) e a Luiza Reis (Árbitra Assistente da Federação Gaúcha de Futebol) para um talk show, com mediação de Mariana Oselame (ex-Correio do Povo/Radio Guaíba ex-RBS). Na pauta das jornalistas, a experiência de mais de duas décadas cobrindo um setor que ainda é preferencialmente masculino.

 

Em Abril, foi lançada a exposição "Haiti 2015: uma nação que resiste". A Mostra fotográfica do jornalista Walmaro Paz destacou cenas e o elemento humano do Haiti. Na inauguração foi servido um Café colonial do Assentamento dos Colonos.

 

Em maio, o Programa “Conversa de Jornalista’, veiculado pela Rádio da Universidade, foi transmitido ao vivo da FABICO, sob a coordenação de Glei Soares. A transmissão fez parte da programação "Portas Abertas", evento anual em que a Universidade recebe  a comunidade com monitoramento e visitas guiadas para quem quer conhecer a UFRGS. Além do reitor Carlos Alexandre Netto e do vice-reitor Rui Vicente Oppermann, participaram do programa diretores da faculdade, ex-alunos, representantes da ARI (Presidente Batista Filho, Luiz Adolfo Souza, Antonio Goulart, Vilson Romero e Mário Rocha). Em junho, “Olimpíada no Brasil”.

 

Em junho, foi promovido o painel “Olimpíada no Brasil”.  Os painelistas: José Alberto Andrade (Gaúcha), André Silva, (Gaúcha), Nando Gross (Record), André Malinoski (OSUL) e Mariana Oselame (Uniritter) e os assessores de Imprensa Antonio Bavaresco (Prefeitura de Porto Alegre) e Anna Maggnin (Grêmio Náutico União). Também na  pauta, homenagem ao  Dia da Imprensa e homenagem póstuma ao jornalista e diretor da ARI Enio Rockenbach. Ainda em junho, A Associação Riograndense de Imprensa - ARI reuniu no sábado, dia 18, profissionais, entidades de classe e convidados para debater a situação da liberdade de imprensa no RS. Sob a coordenação do diretor de Direitos Sociais e Imprensa Livre, Vilson Romero, o painel “Liberdade de Expressão Ameaçada?”. O evento contou com as presenças: do presidente do Sindicato dos Jornalistas do RS (Sindjors), Milton Simas; do diretor do Jornal Já, Elmar Bones; e do membro da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional RS (OAB/RS), Dani Rudnicki.

 

Em julho,  a ARI em parceria com a Coletiva. Net, promoveu  o debate dos dois candidatos à presidência do Sindicato dos Jornalistas do RS. Com mediação do presidente da ARI Batista Filho. Milton Simas concorreu à reeleição e Luiz Armando Vaz, candidato de oposição. Lançamento do Prêmio Ari/Banrisul.

 

Em Setembro, foi lançada a 58ª edição do Prêmio ARI/Banrisul de Jornalismo . Na oportunidade, jornalistas ganhadores da premiação em edições passadas comentaram suas participações do Prêmio ARI. Estiveram presentes: Ricardo Giusti (CP), Cristiano Vieira (JC), Júlio Cordeiro (ZH) e Angélica Coronel (TVE). Ainda em setembro, apoio à realização do 3º Prêmio José Lutzenberger de Jornalismo Ambiental.   A iniciativa é uma  promoção da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES/RS), Associação Riograndense de Imprensa (ARI) e Braskem.

 

Outubro e novembro, participação na Feira do Livro  presença  

da ARI com uma banca, sob a coordenação de Glei Soares. Oito editoras e mais de 13 autores expuseram diversos livros, individualmente. Colaboração de dos voluntários Walmaro Paz, Mariana Bello  e Ayres Cerutti.  No final de outubro e início de novembro, realização do V Fórum Internacional de Gestão Ambiental – com o tema” pagamento por serviços ambientais. Também em novembro, bate-papo sobre fotografia  com os fotógrafos: Fernando Bueno, Raul Krebs, André Hilbert e Itamar Aguiar. Evento organizado com apoio da disciplina de Legislação e Ética Aplicada à Fotografia. Participação especial da

prof. Andreia Athaydes. Atividade da ULBRA. Em dezembro, homenagem aos ex-presidentes da ARI Alberto André e Antoninho Gonzalez  e a Famecos. EM Ainda em dezembro, Dezembro, coquetel, no Salão Nobre, para anunciar os finalistas do Prêmio ARI com apresentação musical musical dos jornalistas Daniel Soares (violão) e Tais Seibt (voz). Depois, no dia 19 do mesmo mês, Entrega do Prêmio ARI/Banrisul de Jornalismo no auditório do Ministério Público.

 

 

I – COLEGIADOS E REPRESENTAÇÕES

 

A Associação Riograndense de Imprensa (ARI) mantém representantes em Colegiados de organizações municipais, estaduais e federais, sejam públicas ou privadas. A presença nestas instituições mostra o desejo da entidade em colaborar no encontro de soluções para problemas enfrentados pela cidade e pelo Estado, além de representar a sua participação no desenvolvimento de nossas comunidades.

 

Estas são as representações onde a ARI está presente:     

01.     Conselho Deliberativo da Fundação Cultural Piratini – Rádio e Televisão

02.     Conselho Diretor da Fundação Educacional e Cultural Padre Landell de Moura (Feplam)

03.     Conselho de Administração da Fundação Educacional e Cultural Padre Landell de Moura

04.     Conselho Municipal de Comunicação

05.     Conselho Municipal dos Direitos da Cidadania Contra as Discriminações e a Violência

06.     Conselho Estadual de Cultura

07.     Conselho Municipal de Cultura

08.     Comitê do Fumproarte

09.     Conselho Estadual de Desportos

10.     Conselho Municipal de Desportos

11.     Conselho Deliberativo do DMLU

12.     Conselho Deliberativo do DMAE

13.     Conselho Deliberativo do DMHAB

14.     Conselho Estadual do Idoso

15.     Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural

16.     Conselho Municipal do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano

17.     Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) – 5ª Câmara de Ética

18.     Conselho Deliberativo da FASE

19.     Fundação Homero Simon

20.     Tribunal Administrativo de Recursos Tributários (TART)

21.     Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES-RS)
22. Secretaria Municipal da Cultura

23.  Museu das Águas
 

Obs.: Os representantes oficiais da entidade ou seus suplentes cumpriram com suas responsabilidades de representação, traduzindo em seus votos e pareceres e seus conhecimentos e também as posições e princípios da entidade concernente a cada setor. No conselho Estadual de Cultura, especialmente, tivemos a especial satisfação contar com o conselheiro Walter Galvani da Silveira. Cumpre incluir no relatório de representações embora não tenha configuração específica de conselho o nosso programa “Tambor da Aldeia” de responsabilidade do jornalista Vilson Romero, que é um vínculo ampliado da ARI e seus conselhos no contato com a sociedade civil e importante no papel de agente de defesa da luta planetária do jornalismo internacional.

 

Il – ADMINISTRAÇÃO

 

 

1 – PESSOAL

 

No ano de 2016, foi mantida a mesma posição em relação a 2015, no Quadro de Pessoal com quatro funcionários.

 

2 – ASSOCIADOS

 

Embora o cadastro da ARI registre um numero bem superior de associados, 400 destes, mantém suas contribuições mensais em dia.

 

III - FINANÇAS

 

A entidade chegou ao final do exercício de 2016, com suas finanças equilibradas, mantendo pequeno saldo em caixa.

 

             

IV – PATRIMÔNIO

            Preocupação constante da área administrativa da Casa do Jornalista é da manutenção do Edifício Alberto André, prédio sede da entidade, situada no Centro Histórico da cidade. Destaca-se diversas reformas que envolvem pintura, conserto do telhado, e revisão dos equipamentos de prevenção a sinistros.

          

V - CONVERSA DE JORNALISTA

 

            Transmitido aos sábados, no horário das 12h às 12h 30min, do Bar Social ou gravado para posterior veiculação  pela Rádio da Universidade Federal - AM 1080, o programa “Conversa de Jornalista” detém excelentes níveis de audiência, tendo como destaque entrevistas com profissionais de comunicação social, além de material jornalístico vindo de agências de notícias. O programa é criação dos jornalistas Glei Soares e Enio Rockenbach, com a participação do jornalista Vilson Romero com o já mencionado “Tambor da Aldeia”.

 

CONCLUSÃO

 

Este é o Relatório de Atividades da Diretoria Executiva da Associação Riograndense de Imprensa (ARI). Nele apresentamos um relato sintético dos eventos desenvolvidos pela Diretoria Executiva, bem como a participação da Entidade como parceira ou apoiadora, no exercício de 2016.

O documento espelha a dimensão do trabalho voluntário desenvolvido pelos dirigentes da ARI, buscando o relacionamento e a integração com as demais entidades e associações de classe, além de destacar-se como importante elo entre os diversos segmentos representativos da comunidade gaúcha.

O esforço da Diretoria Executiva foi de elaborar um Relatório de Atividades simples e explicativo, mais completo possível, mostrando as ações e atividades desenvolvidas ao longo do ano, na preservação de seus princípios baseados na defesa intransigente da liberdade de expressão e da atividade dos profissionais da comunicação. Queremos convidar a todos que mantenham o entusiasmo demonstrado até este momento na participação dos eventos já realizados desde o início do ano. O demonstrativo mais claro do relacionamento da ARI com a sociedade civil e com congêneres permanece evidenciado com a participação em eventos, palestras e simpósios durante o exercício de 2016 alcançando o expressivo número de 108 participações da presidência e da representação de diversos diretores totalizando 64 atuações em nome da ARI em realizações significativas da comunidade gaúcha.

 

Entre os representantes da ARI: Luiz Adolfo Lino de Souza, Marcelo Gadret, Ercy Torma, Viera da Cunha, Maria Luiza Antunes, João Souza, Antonio Goulart, mario Rocha, Vilson Romero, Thamara Pereira, Glei Soares, Eloêmia Moraes, Ciro machado, Elmar Bones. Nilda Antunes, Verdi Faccini, Lea  Vusatto, Paulo Eduardo e Ricardo Giusti .     

Veja o Balanço e o Demonstrativo financeiro de 2016 aqui.

bottom of page