top of page

Salão Nobre lotou para ver o filme de Jorge Furtado (C).

Jornalistas, professores e estudantes assistiram ao documentário "O Mercado de Notícias" em uma gentileza da Casa de Cinema, nos 80 anos da ARI.

Jorge Furtado apresenta seu

 "O Mercado de Notícias"

 

 

O cineasta Jorge Furtado, diretor do filme 'O mercado de notícias' e os críticos de cinema Danilo Fantinel e Matheus Bonez falaram na ARI neste sábado (19/9). Com auditório lotado por estudantes de jornalismo, sócios da ARI e jornalistas profissionais foi exibido o filme lançado em 2014. A exibição do documentário foi uma gentileza da Casa de Cinema nas comemorações dos 80 anos da ARI.

 

 

O filme traz os depoimentos de treze importantes jornalistas brasileiros sobre o sentido e a prática da profissão, as mudanças na maneira de consumir notícias, o futuro do jornalismo, e também sobre casos recentes da política brasileira, onde a cobertura da imprensa teve papel de grande destaque.

 

O surgimento do jornalismo, no século 17, é apresentado pelo cáustico humor da peça “O Mercado de Notícias”, escrita pelo dramaturgo inglês Ben Jonson em 1625. Trechos da comédia de Jonson, montada e encenada para a produção do filme, revelam sua espantosa visão crítica, capaz de perceber na imprensa de notícias, recém-nascida, uma invenção de grande poder e grandes riscos.

 

A importância do documentário de Jorge Furtado  como reflexão sobre o "fazer jornalístico" ficou clara no debate que se seguiu à exibição. Os dois convidados, Fantinel e Bonez, contribuíram com comentários que atualizaram a exibição ao abordar temas, como o papel das redes sociais para amplificar as opiniões sobre o jornalismo, destacado por Fantinel, e a importância dos jornalistas da web para enriquecer o filme de Furtado. O crítico de cinema sugeriu a continuidade do projeto de Furtado, complementado pelo papel da web no jornalismo.

 

 

Jorge Furtado narrou o processo de pesquisa e construção do roteiro. Comentou a atualidade da peça de 1625 e a atuação parcial da imprensa na história recente do Brasil, além dos erros cometidos em momentos particulares, onde a falta de apuração e critérios, ou até interesses equivocados, denunciam pecados já abordados na peça de Jonson.

 

 

O projeto "Mercado de Notícias" segue abastecido pelo diretor e sua equipe no site www.omercadodenotícias.com.br.

 

A temática do filme é atualizada na web e pode-se assistir o documentário na íntegra, além das entrevistas completas com os jornalistas que deram seu depoimento ao cineasta.

 

Bonez (E), Romero, Glei, Furtado, Torma e Fantinel participaram, ao vivo, do programa "Conversa de Jornalista", da Rádio da Ufrgs. Todos os sábados, o programa é trasnmitido do Bar da ARI ao meio-dia

bottom of page