top of page

Prêmio Ambiental

Do Coletiva.net

 

Os jornalistas gaúchos têm um novo prêmio em promoção da Abes, Brasken e ARI. O objetivo é valorizar a produção de reportagens focadas na preocupação com o meio ambiente e em soluções na área da sustentabilidade e do saneamento ambiental.

 

O importante é procurar mostrar as boas práticas, disse o presidente da ARI, Batista Filho, enfatizando o destaque que procurará ser dado a iniciativas de sucesso envolvendo preservação e saneamento ambiental, gestão dos recursos hídricos, das águas pluviais e dos resíduos sólidos e desenvolvimento de tecnologias limpas.

 

Instituída pela ARI (Associação Riograndense de Imprensa), Abes-RS (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental do Rio Grande do Sul) e Braskem, a promoção é direcionada a profissionais da imprensa gaúcha e estudantes de faculdades de Jornalismo do Estado.

 

A premiação é dividida em seis categorias e oferece prêmios em dinheiro aos primeiros colocados. No caso da categoria Estudante, o prêmio em dinheiro  e um diploma ao vencedor.O diretor de Relações Institucionais da Braskem, João Ruy Freire, destacou a atenção que a empresa dá a iniciativas como esta, que ajudam a estimular o debate sobre sustentabilidade.

 

“E neste momento queremos também registrar a bela parceria que temos nos familiares de Lutzenberger, aqui presentes, prestigiando este momento”. Já o vice-presidente da Abes-RS, Alexandre Bugin, ressaltou a importância de a informação ser transmitida de maneira correta, especialmente em questões como saneamento, que envolvem o bem-estar da população.

Vencedores do prêmio de jornalismo ambiental 2014

 

 

Jornalismo Impresso

1º lugar: Jeniffer Vanessa Gularte, ‘Lixo: depois da sua casa’, Gazeta do Sul, de Santa Cruz
2º lugar: Caio Cezar Cigana, ‘Proibidos, falsificados e perigosos’, Zero Hora, de Porto Alegre
Menção Honrosa: Adriano José Duarte da Silva, ‘Poluição criativa’, Pioneiro, de Caxias do Sul

Fotojornalismo
Menção Honrosa: Andrea Weschenfelder, ‘Que árvore você quer para o futuro? Não faça do lixo a semente’, sites Fala Brasil Cultura, Ulbra, Jornal da Capital e blog Recicle Hoje

Radiojornalismo
Menção Honrosa: Eduarto Matos, ‘Um mês da lei do lixo’, Rádio Gaúcha, de Porto Alegre

Telejornalismo
1º lugar: Carlos Eduardo Haas Hammes, ‘Especial: Bioma Pampa’, TV Assembleia, de Porto Alegre
2º lugar: Lisiani Anícia Urtassum Mottini, ‘Entulhos da construção civil são reutilizados no Vale dos Sinos’, TVE
Menção Honrosa: Lisiani Anícia Urtassum Mottini, ‘Tubos de pasta de dente viram objetos mais resistentes que madeira’, TVE, de Porto Alegre

Webjornalismo
1º lugar: Raquel Reckziegel, ‘De olho nos Sinos: esgosto doméstico se tornou principal vilão’, site do Jornal NH, de Novo Hamburgo
2º lugar: Carlos André Echenique Domingues, ‘Rio Vacacaí-Mirim, o lado verde de Santa Maria, Agência da Hora
Menção Honrosa: Karina Sgarbi, ‘Melhorar o meio ambiente está em nossas mãos’, site do Jornal NH, de Novo Hamburgo

Prêmio Braskem de Jornalismo Universitário
Simone Luiza Fritzen, ‘Ecologia na pática: Parque Estadual do Papagaio Charão’, livro-reportagem

 

 

Receberam ainda Menção Honrosa os dois veículos que mais inscreveram trabalhos, Jornal da Universidade/Ufrgs e Correio do Povo, e a universidade com maior participação no Prêmio, Uniritter. A primeira edição do Prêmio de Jornalismo Ambiental recebeu 89 trabalhos inscritos, superando as expectativas da comissão organizadora, que confirmou a segunda edição em 2015.

 

 

bottom of page